Seguidores

TRATAMENTO DE GELO PARA ATLETA JIU-JITSU (crioterapia)

TRATAMENTO DE GELO PARA ATLETA JIU-JITSU
VOCE, APÓS TREINAMENTO FÍSICOS DURO DE JIU-JITSU, após competições, durantes aos treino e quer se recuperar rápido e sem utilizar remédios, VAI A DICA:
                                                              
Do grego krios (frio) e therapeia (tratamento), a crioterapia nada mais é do que a terapia por meio do frio. Pode ser aplicada na forma sólida, líquida ou gasosa.
Hoje em dia aplico com meus atletas e arecuperação e bem estar após uma FORTE PREPARAÇÃO FÍSICA, O ATLETA se sento inovado e recuperado.
Sua origem remonta a 2500 AC, quando teria sido utilizada pelos egípcios como método analgésico e anti-inflamatório. No século 19 ganhou destaque pelas mãos do médico do exército de Napoleão Bonaparte, que recorria à técnica para amenizar quadros dolorosos de amputações. Mas foi nos anos 70 que passou a ser utilizada no tratamento de lesões esportivas.
     
 

  O que melhora?

                     1.                              REDUÇÃO LACTATO,
                     2.                               DORES MUSCULARES,
                     3.                               DORES ARTICULARES, 
                     4.                               PROCESSOS INFLAMATÓRIOS,
                     5.                               REDUZ MICRO LESÕES,
                     6.                               VASOCONSTRIÇÃO,
                     7.                               VASODILATAÇÃO, E OUTROS.
Dores musculares e articulares, processos inflamatórios provocados por traumas ou exercícios intensos podem ser amenizados com gelo.
O atleta é colocado tonel em uma temperatura 2º graus negativo, por período de tempo, mais ou menos 3 a 6 minutos, no começo é difícil esse tempo, mas aos pouco vai aumentando Prof. Alexandre Silva, trata-se de um
  recurso simples e quanto mais precocemente for utilizado, melhores serão os
resultados. “Mas se você recorreu à crioterapia por dois dias e o incômodo não diminuiu, o recomendado é procurar um especialista para melhor avaliação e indicação de tratamento,
Após esforço intenso, ao final de cada dia da competição, os atletas se submetiam a imersão em tonéis de gelo.
Embora incômodo – encarar o “banho gelado” requer boa dose de coragem –, o sacrifício compensava.
Quando se fala em gelo, todo mundo pensa em vasoconstrição. Mas em uma sessão curta, eu consigo usar o gelo para gerar um ‘aquecimento’. Funciona assim: o corpo tem a percepção de que aquela região está fria e provoca uma vasodilatação para tentar aquecer aquela área. Automaticamente acontece a limpeza das impurezas do ácido láctico e das microlesões que foram geradas durante o dia.

2 comentários: