No meu ponto de vista um músculo exposto a um estímulo violento, em um curto espaço de tempo, tem uma grande chance de sofrer uma lesão. Um atleta que inicia um exercício intenso antes de um aquecimento adequado expõem-se desnecessariamente a uma lesão. Importante que se entenda que a falta do aquecimento não vai obrigatoriamente provocar a lesão, e sim aumentar em muito as chances da mesma ocorrer, haja vista que algumas vezes, mesmo atletas aquecidos, se lesionam.
O aquecimento é então uma forma de o organismo se preparar para o esforço a que está para ser submetido e, na fase do aquecimento o atleta pode, ou não, se submeter a uma sessão de alongamentos. O alongamento, por si só, não vai provocar alteração no desempenho de forma direta.
Exercícios lentos não carecem de um aquecimento prévio, como exemplo uma caminhada lenta, que pode ser considerada como exercício de baixa intensidade, não carece de um prévio aquecimento, sendo que o aquecimento ocorre durante a própria caminhada; o aquecimento não é necessário quando se trata de uma atividade aeróbia de baixa intensidade.
O alongamento pós-atividade é uma prática adotada por muitos atletas, pois se entende que nesta fase o alongamento sirva como um estímulo relaxante para a musculatura submetida a um período de esforço prolongado. Importante que o atleta entenda que alongamento não é indicado caso haja lesão da musculatura exercitada.
Abraço a todos!!!
Profº Percebo que ultimamente os entendidos estão chegando a mesma conclusão: alongar depois.
ResponderExcluirA minha musculatura não sente falta do alongamento antes dos exercícios, mas depois é fundamental para que eu me sinta bem e sem dores. Gosto muito de seus artigos. Até mais.
Olá Graça, ai vai pequena explicação; Segundo Geoffroy (2001), os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante, pois preparam a musculatura, favorecem a recuperação, evitam problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios, aprimoraram a mobilidade e a flexibilidade, têm um papel anti-stress, permitem a obtenção do bem-estar e melhoram a consciência corporal, o gesto técnico e o desempenho.
ResponderExcluirA opinião compartilhada por atletas, técnicos e profissionais de saúde é que o alongamento antes e/ou após o exercício irá prevenir ou minimizar as dores musculares que costumam surgir 24–48 h após o exercício. (FIELDS, BURNWORTH E DELANEY, 2008).
A este respeito, Rossi et al (2008) afirma que diversos profissionais envolvidos no treinamento e na reabilitação de atletas indicam realizar o alongamento antes de uma competição ou exercício físico, pois se acredita haver um aumento do desempenho atlético, e/ou redução do risco de lesão do aparelho osteoarticular.
Entretanto, Geoffroy (2001), afirma que uma técnica mal utilizada num programa de treinamento pode inverter o efeito benéfico do alongamento e se tornar uma fonte de lesões ou mau desempenho.
Grande abraço e obrigado pelo comentário