Seguidores

MÉTODO: ¨QUANDO A PESSOA 'APAGA' PELO GOLPE DE JIU-JITSU( estrangulamento) ¨

Na ultima semana me perguntaram
PROF ALÊ - TREINO FUNCIONAL -
como é procedimento quando atleta de Jiu-Jitsu apaga o que deve fazer.
A pessoa apaga porque no estrangulamento feito no jiu-jitsu ou judô ocorre que o interrompimento do fluxo de sangue das artérias carótidas (que irrigam o cérebro) falta oxigênio e o cérebro simplesmente "desliga" e a pessoa, a fim de se evitar maiores traumas (caso a pessoa continuasse agitada, o consumo de energia seria maior e cada segundo mais iria perder O² e acumular CO²). O importante é sair de cima, e abrir o kimono, levar os braços acima da cabeça em ângulo de 90º e espaço pra pessoa respirar. Os sinais são os lábios arroxeados, palidez e aumento da respiração( o famoso ronco).
O lutador 'vitima' sente a visão escurecendo aos poucos, os olhos fechando lentamente, visão de flex (luz
 clara) e os batimentos aumentando, sentiu isso bate (se ainda tiver tempo) ou aucontrario você já está dormindo.
O que fazer quando isso ocorre??

KAPPÔ é um conjunto de técnicas de reanimação e recuperação do atleta utilizadas no Judô e Jiu Jitsu, durante os treinos quando aluno APAGA quando os atletas perdem a consciência, por resistirem a :
PROF ALÊ - TREINO FUNCIONAL -

  • Eu seguro o Bred (sentado e com as costas a 90º com o tatami) colocando os braços por baixo das axilas . 
  • Na sequência eu levanto o Bred do tatami deixando-o cair de seguida. Repete esta operação cerca de 10 vezes, ou as necessárias , sendo assim também é utilizado quando pessoa se engasga com bala, pirulitos e outros objetos.
  •  Com a minha mão direito fig. acima e mão esquerda no trapézio sendo percutirá, várias vezes as costa do Bred no ponto E. exemplo da figura , todos os pontos são pontos da linha oriental (aculpultura) de forma explicativa simples e detalhadas nas fotos.



 Estrangulamentos, quedas no tatame ou por terem sofrido pancadas nos testículos. 
 Quando se aplica eficazmente estas técnicas os atletas recuperam rapidamente as suas faculdades mentais,podendo prosseguir o seu treino ou combate. 
 O Kappô (Kwatsupho) tem a sua origem  no antigo Jiu-jitsu, tendo o Judo absorvido as técnicas aplicáveis aos problemas verificados nos treinos e competições. 
As técnicas mais utilizadas são as seguintes: 
KATSU - reanimação, estimulando a inspiração

  • Eu  com o movimento das suas mãos no sentido das axilas do Bred, "abrirá" o peito do Bred de forma a que ele inspire (estímulo à inspiração). Seguidamente, num movimento brusco levará as mãos juntas para cima do externo do Bred, premindo-lhe vigorosamente o peito. Esta técnica deverá acompanhar o ritmo respiratório.
  • KATSU - reanimação com compressão do diafragma.   
    Eu coloco do lado direito do Bred que está sentado no tatami com as costas num ângulo de aproximadamente 45º com aquele. Coloquei o braço esquerdo em volta do pescoço do Bred e com a mão direita tentará abrir-lhe a boca.








  • Coloquei a mão sobre Maxilar do Bred aberta eu coloquei na sição da mão esquerda que estava apoiada junto à gola do Bred para o queixo de forma a que este mantenha a boca aberta. Seguidamente coloquei  a mão direita  pressionando  abdômen deverá usar a palma da mão junto ao pulso para executar este movimento de forma a que este movimento tenha ação no diafragma .

  • Com as duas mãos juntas em cima do umbigo do Bred (palmas da mão voltadas para baixo) executa um movimento rápido com pressão de baixo para cima (do ponto D para o ponto C.
  • O Bred ficará sentado  braço p/ baixo. Eu com as duas mãos juntas fará o mesmo tipo de movimento descrito na alínea anterior (do ponto D para o ponto C).
    1. Utilizações: Dificuldades respiratórias provocadas por:
      • Embate forte no tapete sem execução correta do ukemi;



BIBLIOGRAFIA
  • KODOKAN JUDO - Tóquio 1976 .
TEORIA SIMPLES DE RESPIRAÇÃO
Seqüência de Procedimentos de Reanimação –  

                       Abertura das vias aéreas: o socorrista deve colocar-se atrás da cabeça da vítima e com os cotovelos apoiados na superfície onde ela está deitada; os dedos de ambas as mãos do socorrista são colocados nos ramos atrás dos ângulos da mandíbula, deslocando-a para frente enquanto a cabeça é deslocada suavemente para trás, sem tracionar o pescoço. Se a boca continuar fechada, o lábio inferior deve ser retraído com o auxílio dos polegares. Jamais devemos empurrar o pescoço para cima devido à possibilidade de lesões na coluna, em casos de traumatismo. Após a realização desta manobra deve-se tentar detectar a presença de respiração, colocando o ouvido abaixo da boca da vítima para escutar e sentir o fluxo respiratório e a o mesmo tempo observar o movimento do tórax; gastar no máximo 10 segundos para esta detecção. Se não houver respiração, deve-se começar a manobra seguinte. Deve-se neste momento sempre averiguar que não existam corpos estranhos dentro da boca ou na garganta que obstruam a passagem do ar, como por exemplo próteses dentárias. 
           Respiração boca  a boca: com a via aérea aberta, usam-se os dedos indicador e polegar da mão que está sobre a testa para tampar o nariz da vítima. Após inspiração profunda, o socorrista apoxima-se da boca da vítima e aplica seus lábios na parte externa, soprando um volume de ar suficiente para expandir o tórax. Ventilar duas vezes, com duração de 1 a 2 segundos cada, numa freqüência de aproximadamente 10 a 12 respirações por minuto. Deve-se evitar respirações rápidas e com muita pressão
           A respiração boca a nariz é usada em crianças e em situações em que não se pode usar a técnica do boca a boca. Nesta ventilação o socorreste deve estar com uma das mãos na testa da vítima e a outra erguendo a mandíbula, tampando a boca e insuflando o ar pelo nariz. 
abraço a todos osssssssss

2 comentários:

  1. Alexandre Silva Lima, como sempre suas informações são de muita valia, para todas as as escalas de atletas e praticantes do nosso bom e velho jiu jitsu.
    Quero deixa aqui exposto uma sugestão: Assim que for possível, poste algumas tecnicas de respiração, tanto para ser executadas em momentos de sufoco como tambám no treino físico. Tenho bronquite e rinite e tenho muita dificuldade. Uma por ser peso pesado, e outra, em me manter bem o treino inteiro, pois canso facil por ñ saber gerenciar minha respiração. Oss!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e sobre a técnica de respiração já está publicado no blog, abraço e bons treinos osssss

    ResponderExcluir