Seguidores

TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO PARA ATLETA DE JIU JITSU - PROF ALEXANDRE SILVA LIMA

O seguidor Chris Sampez, deixou o seguinte comentário ¨ Assim que for possível, poste algumas tecnicas de respiração, tanto para ser executadas em momentos de sufoco como tambám no treino físico.
PROF ALÊ - TREINO FUNCIONAL -
Tenho bronquite e rinite e tenho muita dificuldade. Uma por ser peso pesado, e outra, em me manter bem o treino inteiro, pois canso facil por ñ saber gerenciar minha respiração ¨,
muito interessante e importante que ocorre com ele e outros lutadores de JIU – JITSU.
Hoje em dia e técnica da respiração é muito utilizada para os atletas de JIU JITSU , pois nosso corpo depende muito de oxigênio para resistir e aumentar seu tempo de LUTA.
A TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO correta ainda é algo muito discutido por profissionais e especialistas da medicina esportiva. O oxigênio é o principal agente da atividade
cardiovascular e sendo assim responsável pela bomba denominada coração, nosso principal músculo.
 QUANDO o atleta de JIU JITSU tem bronquite e rinite, a capacidade de volume de oxigênio é muito maior, principalmente quando você está utilizando FORÇA, pois quanto maior a força, mais oxigênio é absorvido pelos músculos.
Quando um lutador de JIU JITSU está sobre pressão da MONTADA OU DO 100 QUILOS existe um fator muito predominante, a  (FOBIA), que nada mais é peso do  que o adversário
PROF ALÊ - TREINO FUNCIONAL -
sobre você, a força total da gravidade e do trabalho de travamento (abafamento) do adversário.Esta situação ocorre principalmente quando você está cansado e não consegue sair do adversário  neste caso ocorre o cansaço e o desespero, quanto mais desesperado você ficar, mais oxigênio é utilizado.

Uma boa respiração durante os TREINOS é essencial para que o LUTADOR  possa dar seu total esforço de maneira confortável. A oxigenação durante TREINO DE JIU JITSU é fundamental e se ela não estiver correta, pode atrapalhar o ATLETA DE JIU JITSU, que sentirá algumas dores abdominais.
Uma dica boa para seu treinamento é colocar 2x por semana ou no mínino 1 x por semana treinamento natação,caso vc não consiga fazer natação
NO MEU BLOG  DO JIU-JITSU TEM VÍDEO TREINO FUNCIONAL HIPÓXIA ( privação parcial de oxigênio) mais conhecido como TREINO SNORKEL que pode ajudar muito, mas é importante ter sempre um profissional na área de Educação Física e os equipamentos específicos para executar.

Outra dica é  quando você está fazendo um rola jiu jitsu no momento que você está muito cansado, sem ar este é o momento de continuar o rola, porém com lutadores mais leves e menos graduados, pois assim seu trabalho cardiovascular e pulmonar sempre vai exigir o Maximo de você.

Como fazer?

Não existe cientificamente uma regra para respiração na luta, mas como meu antigo MESTRE
ROBERTO MATSUMOTO falava: ¨ o atleta com a boca aberta demonstra sinal de cansaço”. É difícil colocar  regras na respiração durante a luta de JIU JITSU , na verdade, cada atleta deve encontrar a maneira que se sinta melhor. Porém, algumas técnicas podem auxiliar na hora do sufoco.

A maneira ideal de se respirar é inspirar o ar pelas narinas e soltá-lo pela boca de uma forma que seja confortável para que o atleta e que não sinta nenhuma dor. O importante é  não forçar e respeitar sempre  nos seus limites.

Devemos treinar nossos atletas orientando-os  para que procurem usar o sistema respiratório de forma cadenciada, ou seja, de forma rítmica, sendo auxiliados nesta orientação, da mesma forma que compassos musicais: 1x1, 2x2, 2x1 2x2(veja exemplo) enfim, dentro do ritmo que melhor o lutador puder administrar, lembrando-o de que o oxigênio é o responsável direto para que evitemos dores musculares, câimbras.

ex.
1x1 – Inspira e expira uma vez (nesse caso, pelo nariz e boca respectivamente).
2x1 – Inspira duas vezes, expira uma vez (indiferente se pela boca ou nariz).
2x2 – Inspira e expira duas vezes, lentamente.
    
Alguns especialistas também orientam inspirar a cada duas passadas em uma corrida mais leve.

As dores abdominais surgem quando respiramos de uma maneira equivocada.  A famosa dor no baço é causada, ao contrário do que muitos pensam, não pela respiração excessiva pela boca e sim pela perda da cadência na respiração.

A melhor maneira de acabar com ela é diminuir o ritmo e tentar, com mais calma, encontrá-lo novamente. Vai ser muito desconfortável continuar correndo da mesma maneira, já que as dores podem aumentar.

Para encontrar com mais facilidade o seu ritmo nas lutas jiu jiutsu  e aprender a respirar corretamente, sugiro aulas de YOGA, NATAÇÃO E ALONGAMENTO, elas ajudam no processo de respiração,tanto nos esportes quanto na vida normal.
Grande abraço p todos atletas de JIU-JITSU....OSSSSS

12 comentários:

  1. ''Não existe cientificamente uma regra para respiração na luta"...isso daria um ótimo artigo científico!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcia pelo comentário na verdade é uma área ainda muito vasta, mas necessária.
    Grande abraço
    Prof Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Olá. cheguei ao seu blog através do seu perfil no face do meu prof. de Muaythai Wagner Silva. Muito bom o artigo sobre a respiração durante os treinos. Eu não tenho bronquite, mas sou ex-fumante, acima do peso e sofro com a respiração. Teria um desempenho bem melhor se conseguisse respirar corretamente. Tenho buscado matérias sobre o assunto e o seu artigo está bem esclarecedor. Obrigada. Desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Graça pelo comentário o que vc precisar estarei a disposição para te ajuda.
    Parabéns pela iniciativa de para fumar força determinação vai te ajudar a cada dia.
    Prof Alexandre
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Marcia pelo comentário na verdade é uma área ainda muito vasta, mas necessária.
    Grande abraço
    Prof Alexandre

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem bronquite desde 9 meses de idade,joga futebol de salão e tambem luta jiu jitsu,hoje tem 9anos,mas continuamente usa bombinha todo dia a noite ,e tem bronquite cronica,gostaria de saber qual exercício poderia passar a ele pois tem muita falta de ar obrigada desde já e fico muito feliz em se interessar por pessoas que tem problemas de respiração.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, que pena que vc não deixou seu nome e contato, mas até nosso grande campeão Aurélio Miguel tem bronquite que é lutador Judô, tendo em vista que na época dele os tatames tinha muita poeira, fungos e bactéria, hoje em dia temos borracha e de lona. Eu indico todas as atividades físicas claro com moderação e também colocaria a natação que muito aliada para quem tem bronquite assim aumenta volume VO2MAX e sua capacidade pulmonar. Na questão que ele continua usando a bombinha é que não existe cura e assim o esporte evita muito os ataques, existe ai trabalho de prevenção.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Gostei dos artigos publicados muito informativo e com dicas bem legais, vou acompanhar com mais frequência seu blog, osss!

    ResponderExcluir
  9. Dizem p respirar com o estomago...rs...Com a parte de baixo...
    rsrsrs tem haver?

    ResponderExcluir
  10. eEste tipo de respiração nada mais é a respiração diafragmática. As crianças novinhas respiram assim naturalmente porque esta é forma correta e natural de se respirar. Com o passar dos anos, ainda na infância, vamos contraindo a região do plexo solar, na boca do estomago, que é nosso centro das emoções.
    Assim RICKSON GRACIE utiliza está respiração diafragma. Aprender a respirar pelo diafragma é essencial para restaurar a saúde, o equilíbrio emocional, o bom funcionamento dos órgãos abdominais, livrar-se do estresse, enfim os benefícios são inúmeros.
    abraço prof Alexandre Silva, ossss

    ResponderExcluir
  11. Comecei a treinar faz uns 2 meses ,maz sofro muito com câimbras
    se eu começar a treinar mais a respiração melhora bastante ou a câimbra tem mais relação com a alimentação correta?

    ResponderExcluir