Seguidores

ATLETAS GUERREIROS DO TEMPO - OS VERDADEIRO SAMURAIS DE 80 a 100 ANOS

Não poderia deixar passar em branco está linda reportagem que enche de orgulho e nos abre grande esperança e determinação no esporte e para a vida.
Programa Sportv Repórter, exibido no quarta-feira dia 10/11/11

 ATLETAS GUERREIROS DO TEMPO - OS VERDADEIRO SAMURAIS

Existe também a utilização de Treinamento Funcional para esportista de 80 a 100 anos, melhor abordagem realizada nos últimos tempos e registradas na tv esportiva.
O documentário, base do Programa, apresenta cinco personagens e suas peculiares histórias, embaladas por sentidos esportivos e significados a partir do ser esportista de cada um deles. E isso tudo dos 80 aos 100 anos de idade! Exatamente isso, um universo totalmente diferenciado, e digo aqui, sem nenhum receio de ser piegas, emocionante do começo ao fim! Pessoas que permitiram que o seu dia-a-dia fosse descortinado para a elaboração de um roteiro extremamente agradável.

No relato de um dos personagens se estabelece a relação da prática esportiva como uma possibilidade de
aventura diária. Como deixar de relacionar suas palavras com o fenômeno esportivo... Mesmo depois, em momentos que se estabelece uma distância infinita à prática esportiva, esses jovens personagens, batem a nossa porta, e mostram contextos magníficos de relação com o esporte. Percebo neles, claramente a ação do fenômeno esportivo com perspectivas renovadas.

A personagem mulher (94) é italiana, ela destaca a importância da relação da prática esportiva com o estado de espírito, outro requisito fenomênico para o esporte. Ela também me fez refletir sobre aquilo que qualificamos como ‘ficar velho’. Mesmo porque estou a dois anos de completar 50 anos de vida, o que me colocará na posição de meio século de existência. Outro detalhe importante sobre a personagem, todas as manhãs ela lê o jornal , que compra na banca próxima a sua casa.

Durante o documentário surgem cenas dos treinamentos e da preparação para o evento mundial na Finlândia. É possível compreender suas realidades, seus anseios e sobretudo, a vida esportiva viva em cada um deles. O personagem austríaco (100), lançador de disco, proporciona mais atributos fenomênicos para o esporte, a oportunidade de ter o que fazer, dos desafios, a possibilidade de vencer degraus cotidianos como meta de vida aliada ao esporte.

Ao final, o arremesso de disco realizado pelo jovem atleta austríaco Alfred Prosch (100), auxiliado pelo aspecto fucional oriundo da técnica de edição, lança ao alto e alça o espectro fenomênico do esporte ao nível infinito. Pondero que, a informação esportiva sustenta a mesma condição de relação com o fenômeno esportivo e com sua projeção no cotidiano dos povos.
O esporte é assim ...move montanhas

2 comentários:

  1. Vi o documentário ontem na Tv a cabo, muito emocionante queria muito baixar...

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito bom mesmo, mas está difícil de baixar

    ResponderExcluir